ITES UNIP

Como acessar

Eventos de Extensão Comunitária e de Responsabilidade Social

Feira do Empreendedorismo

Fotos Relacionadas

Encontro de Administração 2009

Fotos Relacionadas

Feira do Livro ITES 2008

Fotos Relacionadas

Visita Tecnica Turismo

Fotos Relacionadas

Encontro de Administração 2008

Fotos Relacionadas

Relação de Atividades de Extensão Comunitária Realizadas na Instituição

a) Feira do Livro

Periodicamente, o ITES tem promovido a Feira do Livro, com a participação da Livraria Nobel de Taubaté/SP, que oferece aos visitantes preços bastante acessíveis. O objetivo desse evento é a disseminação da cultura e do saber junto ao corpo discente, docente e comunidade em geral.

b) Encontro de Administração

No mês de setembro, o ITES promove o evento intitulado “Encontro de Administração”, em comemoração ao Dia do Administrador. O evento é direcionado a alunos, professores, convidados, empresas conveniadas e comunidade em geral.
Em 2008, o Encontro abordou palestras sobre os temas: “Um Modelo de Gestão da
Melhoria nas Organizações” e “Empreendedorismo e Comunicação na Administração”.
Já em 2009, os temas tratados foram: “Profissionais Tóxicos: ameaças ou oportunidades?” e “A Logística como Diferencial Competitivo da EMBRAER”.

c) Feiras do Empreendedorismo

Nos anos de 2007 e 2008 foram realizadas as Feiras do Empreendedorismo. Através da disciplina Empreendedorismo, tem se realizado esta Feira, que tem como finalidade estimular e valorizar a produção de projetos gerados pelos alunos, orientados pelo professor, apresentando à comunidade acadêmica e externa produtos ou processos inovadores, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Sendo assim, a cada visitante da Feira são distribuídos tickets para que votem no melhor projeto. Ao final da Feira, após contagem dos tickets, o projeto vencedor é premiado a título de motivação.

d) Congresso Brasileiro de Atualização Profissional 2008

Em 2008, nos meses de abril e maio, foram oferecidas`a comunidade acadêmica, via TV WEB, palestras oriundas do Congresso Brasileiro de Atualização Profissional promovido pela Universidade Paulista. Os temas abordados nas palestras foram:

  • “A fragilidade das provas no processo penal”, proferida pelo Prof. Luiz Flávio Borges D’Urso, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo
  • “Os desafios da política brasileira”, proferida pelo Jornalista Willian Waack
  • “O artigo 4º da Lei de Introdução ao Código Civil e sua Aplicabilidade”, proferida pelo Ministro Massami Uyeda, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
  • “A engenharia e o agronegócio”, proferida pelo Sr. Silvio Crestana, presidente da EMBRAPA
  • “Entendendo por que o Brasil cresce”, proferida pelo Prof. Antonio Delfim Netto, economista e ex-ministro da Fazenda, do Planejamento e da Agricultura.

e) Doações

O ITES tem como prática o Vestibular Solidário, no qual o candidato para participar do Vestibular faz a doação de alimento não perecível. Esses alimentos arrecadados têm sido doados a entidades carentes, tais como: Casa de Apoio ao Paciente Oncológico Recomeço, Casa de Recuperação Ágape e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Taubaté/SP.

O ITES também tem participado de eventos culturais oferecidos pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté/SP. Os temas tratados nesses eventos são: Consciência Negra, Preservação dos Rios, Direitos da Criança etc. Além disso, o ITES tem colaborado com a Casa Madre Teresa de Calcutá e com a conhecida Gincana da Solidariedade, através de doações de alunos.

f)Parceria com a ONG Serra da Mantiqueira

Com o intuito de sustentação aos projetos sociais, o ITES tem autorizado a ONG Serra da Mantiqueira recolher junto aos alunos donativos de alimentos não perecíveis para evento de cunho social. Tem também autorizado recolher os resíduos sólidos provenientes das latinhas de alumínio na cantina para os trabalhos artesanais oferecidos pela ONG.

g) Outra Palestras

No intuito de conscientizar e debater com a comunidade acadêmica e externa sobre assuntos da atualidade, o ITES ofereceu no primeiro semestre de 2009 as palestras “Nota Fiscal Paulista” e “Gestão econômica em época de crise e desenvolvimento e meio ambiente”