Alunos do Curso de Farmácia fazem doação de brinquedos a crianças carentes

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, os alunos e professores do Curso de Farmácia realizaram a entrega de presentes a aproximadamente 650 crianças. Visitaram 4 instituições que atendem crianças carentes. O projeto e a prática de ações comunitárias educativas têm permitido discussões sobre ética e cidadania, enriquecendo o processo de ensino e aprendizado, pois tornará nossos futuros farmacêuticos profissionais humanizados, favorecendo o aumento da responsabilidade com a população como profissionais de excelência.

Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, à direção e coordenação do ITES que apoiaram essa ideia.

• Alunos do Curso de Farmácia fazem doação de brinquedos  a crianças carentes

Alunos do Curso de Farmácia participam de Congresso

No dia 23 de maio de 2017 os alunos do 2º e 3º anos do Curso de Farmácia participaram da 15º Qualivitae - Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista - "Saúde em Tempos de Transição: Vamos Conversar". Nossos alunos apresentaram trabalhos relacionados ao tema proposto nas seguintes áreas: Bioquímica Metabólica, Parasitologia Clínica e Fisiologia. Tiveram os trabalhos avaliados pelo Profº Sadi Fernando Stamborowski.

Agradecemos a participação dos alunos e docentes que se empenharam no desenvolvimento de trabalhos demonstraram o papel do Farmacêutico na melhoria da saúde e qualidade de vida.

• Alunos do Curso de Farmácia participam de Congresso

ITES Promove Encontro Sobre o Trabalho

Diante do cenário atual de desemprego e incertezas do mercado de trabalho, o ITES promoveu no dia 19 de maio de 2017 um encontro para expor e debater questões do trabalho e oportunidades relacionadas. O encontro foi coordenado pelo Professor Laurentino Lúcio Filho, que convidou dois professores do ITES, Eugenio R.C. Mello e Maria do Carmo Montroni para palestrarem e dialogarem com o público convidado.

A Professora Maria do Carmo abordou o atual e sensível tema da lisura, corrupção e da ética nas relações empresariais. Falou sobre os aspectos da Governança Corporativa e da ética no Trabalho, citando o Instituto Ethos, entidade nacional de referência, que orienta as empresas para as boas práticas profissionais no tocante à ética e respeito à sociedade. O Professor Eugênio falou sobre carreira e empreendedorismo, abordando a quebra do paradigma da escolha. Antigamente a busca era a do registro em carteira, hoje se pode optar pela contratação ou pelo empreendimento. Eugenio lembrou que o emprego pode faltar, mas trabalho nunca falta e as oportunidades são muitas. Lembrou dos cuidados que o empreendedor deve ter desde o sonho e a concepção da ideia para o empreendimento, até a sua criação e gestão com vistas à sobrevivência. O Professor Laurentino conseguiu mobilizar em torno de setenta alunos, entre eles empresários e ex-alunos.

Valeu o encontro. Nosso país precisa sensibilizar a classe estudantil sobre os novos paradigmas do trabalho fortalecido pelas boas práticas profissionais, com ética e lisura,  como nos lembrou a Professora Maria do Carmo.

• ITES Promove Encontro Sobre o Trabalho

VII Jornada Acadêmica em Comemoração ao Dia do Enfermeiro

Curso de Graduação em Enfermagem realiza sua VII Jornada Acadêmica em Comemoração ao DIA DO ENFERMEIRO (2017)  com a participação do Vice Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo.

A Coordenadora do Curso de Graduação, Prof.ª Stela Márcia, realizou juntamente com o Diretor do Instituto Taubaté de Ensino Superior, Prof.º Izidro José de Paiva Medeiros, a abertura oficial do Evento, explicando sobre o dia 12 de maio.

Data Internacionalmente conhecida e comemorada por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "PATRONESSE" da enfermagem moderna. Citou também sobre a atuação da Enfermeira Florence na Guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856 onde seu trabalho se tornou mais conhecido como a "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar os feridos da guerra.  Relatou ainda que os soldados “beijavam” o chão por onde ela passava. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Após, realizou o convite a todos os presentes para o Hino Nacional.

No dia 09 de maio, a palestra intitulada "Motivação do Profissional Enfermeiro nas suas Atividades Gerenciais", foi ministrada pelos Profissionais da Equipe do Hospital São Camilo - Campos do Jordão, Enf.º Silvio Cesar Nogueira Rabelo - Gerente de Enfermagem e Sr.ª Maria Lídia Cunha – Gerente Administrativa.
Após vários ensinamentos, foram realizadas pelos palestrantes e alunos dinâmicas de motivação.

• VII Jornada Acadêmica em Comemoração ao Dia do Enfermeiro

No dia 10 de maio, a palestra intitulada “Ética Profissional”, foi proferida pelo Prof. Dr. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, Vice-presidente do COREN-SP, que com maestria dominou o assunto, gerando a participação dos discentes de maneira concretizada na ÉTICA e MORAL.

Foi um SUCESSO!

• VII Jornada Acadêmica em Comemoração ao Dia do Enfermeiro

Curso de Estética e Cosmética homenageia as mulheres do ITES

Em comemoração ao Mês das Mulheres, os alunos do 1° semestre da turma de Estética e Cosmética presentearam as mulheres da faculdade com lindos cartões aromáticos, que foram elaborados pelos próprios alunos, sob a orientação e supervisão da Prof.ª Talita Bovi, da disciplina Técnicas de Massagem.

A elaboração do cartão foi baseada nas aulas de Aromaterapia e Cromoterapia. Cada mulher recebeu um cartão com uma mensagem e a explicação do que é aromaterapia e o significado da essência utilizada naquele cartão. Os alunos levaram para os corredores da faculdade os aromas voltados para feminilidade. Trazer a teoria ministrada em sala de aula para a prática contribuiu para reforçar o aprendizado.

• Curso de Estética e Cosmética homenageia as mulheres do ITES

Ver Eventos Anteriores