ITES UNIP

Como acessar

Curso de Enfermagem realiza Evento da Campanha de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo é uma Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida – Conselho Federal de Medicina, relata a Coordenadora do Curso de Enfermagem Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio. Para abordar sobre o assunto, o Médico Psiquiatra Dr. Eduardo D’Angelo Mimessi, da cidade de Taubaté, foi o Palestrante escolhido para a abordagem da atual situação da Saúde Pública. Este mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não percebem os sinais de que uma pessoa próxima e/ou pacientes que atendem, apresentam sobre ideias suicidas. “Precisamos nos atentar ao fato para poder realizar a prevenção do ato”, relata Dr. Eduardo, com todo seu domínio no assunto. A duração do debate foi de aproximadamente duas horas e trinta minutos, o que resultou em um sucesso único de satisfação dos alunos do Curso de Enfermagem.

Após, os discentes Séfora Samara Dutra Diniz, Bianca Olivar Mendes e Danilo Felipe Santos Barbosa apresentaram, harmonicamente, a música dos Titãs - Enquanto Houver Sol, emocionando a todos os presentes que acompanharam em uma única voz.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Nutrição dão orientação sobre Nutrição e Alimentação nas Escolas

A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos. Entre as distintas fases da vida pode-se destacar a idade escolar. A integração entre os alimentos e as crianças tem início no período pré-escolar, responsável decisivo na formação de hábitos alimentares que tendem a continuar na vida adulta, por isso a importância de estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada. À medida que a criança começa a frequentar outros ambientes, como a escola, se inicia uma intensa socialização, onde novas influências ocorrerão.

O processo de Educação Nutricional pode ser definido como um conjunto de atividades que visa a formação ou mudança de hábitos alimentares saudáveis, isto implica em uma enorme mudança que se vincula as práticas e atitudes diárias do indivíduo.

Dentro desse contexto, os alunos do 4° e 5° semestre do curso de Nutrição, com o tema ¨Nutrição e Alimentação nas Escolas¨ com o objetivo principal de despertar uma consciência crítica acerca da necessidade de estimular as crianças a buscarem melhores escolhas alimentares, participaram da Escola da Família, em 19 de maio de 2018 na escola Engenheiro Urbano Alves de Souza Pereira.

A direção, coordenação, professores e alunos agradecem a Profª Ana Paula Gomes Melo pela gentileza da liberação do espaço aos nossos alunos.

Colação de Grau dos cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de RH

No dia 01 de agosto de 2018, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos dos Cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, coordenação, professores, colaboradores e convidados.

Foi realizada uma singela homenagem ao querido Prof. Dr. Talmir Augusto Faria Brisola dos Santos, falecido há poucos dias.

Fotos Relacionadas

Ação educativa na comunidade acadêmica

No dia 23 de março de 2018, os alunos do 4° e 5° semestre do curso de Nutrição realizaram uma ação educativa com foco na avaliação do estado nutricional e recomendações nutricionais sobre o consumo de sódio (sal) a todos os funcionários, alunos e professores da Instituição.

A hipertensão arterial é responsável por 25 a 40% da etiologia multifatorial das doenças cardiovasculares e dos acidentes vasculares cerebrais, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento. Estes países apresentam um alto consumo de alimentos com valores elevados de sódio, sendo esse excesso um determinante para acometer indivíduos a uma maior prevalência de hipertensão arterial.

Considerando que o aumento do peso corporal está fortemente associado à elevação da pressão arterial, esta ação teve como objetivos:

• Avaliar o estado nutricional através da aferição de peso e altura;
  • Conscientizar para o alto consumo de alimentos ricos em sódio;
  • Elucidar sobre os riscos da hipertensão arterial;
  • Apresentar temperos naturais que podem ser utilizados para auxiliar na redução do consumo de sal.

Com base nestes fatores, faz-se necessário preparar o profissional nutricionista para a elaboração de ações educativas alimentares e nutricionais.
Esta ação contou com a orientação das docentes Prof.ª Maria Amélia Antunes Gonçalves e Prof.ª  Elisângela Porfirio.

Fotos Relacionadas

CRA disponibiliza posto de atendimento itinerante no ITES

Com o intuito de disseminar a ciência da Administração e oferecer serviços à sociedade, o CRA-SP  esteve presente no ITES, no dia 14 de março de 2018. Na ocasião foi disponibilizado um posto de atendimento itinerante, que ofereceu os seguintes serviços:

• Expedição de CTPS, conforme convênio com o Ministério do Trabalho;
  • Informações e orientações gerais sobre as profissões das áreas da Administração (formação, atuação e mercado) e do papel do CRA-SP;
  • Recepção de documentos, Registro de Estudante e Registro Profissional.